Antes de falarmos de meditação que funciona para não pirar na vida, veja se conhece essas histórias?
História 1, tudo está planejado, o projeto está apresentado e iniciado. Na segunda reunião você escuta: “tive uma ideia, vamos precisar alterar um pouquinho o planejamento” – com cara de “como assim???”, você responde educadamente: “tá, me conta o que pensou” – mas por dentro “? , você aprovou esse plano!“.
História 2, essa pode ser que você conheça!
A semana está planejada, as crianças irão voltar as aulas e até o uniforme está preparado. Chega a primeira segunda-feira e…
…no celular a mensagem na tela: “bom dia, tive um previsto, não consigo chegar no horário”
…o filho: “mãe, acho que não estou bem”
…o chefe: “bom retorno, quando chegar me procure”
Nossa, precisamos mesmo de muita meditação para não pirar na vida, não é mesmo?
Para uma pessoa que respira planejamento como eu, encontrar esse ponto de flexibilidade de re-arranjo de planos é algo que me coloca num pico de adrenalina. Historicamente, num primeiro momento eu só vejo os problemas, num segundo penso que já dei conta de coisas maiores e só no terceiro momento então respiro e começo a resolver a situação.
Alguém aí se identifica com essas situações?
Por me incomodar tanto com esse meu padrão repetitivo encontrei na meditação caminhos internos para antes de todo o desenrolar do estresse, literalmente não pirar na vida e me lembrar que já sei respirar, acalmar a mente e pensar.
Olha só o quanto de situações desafiadoras que administramos todos os dias. Umas gerenciamos com maestria e outras parecem montanhas a serem removidas do caminho.
“A meditação me ajuda a remover montanhas da rotina!”
Descobri no meu processo de autodesenvolvimento que essas montanhas são os meus processos mal-resolvidos e te juro que cada vez que chego perto de resolver um, mais facilidade eu tenho para gerenciar as ocorrências não esperadas da rotina.
E a boa notícia é que todas as vezes que compartilhei essa vivência com as minhas pupilas nas mentorias de planejamento e de vida e carreira eu recebi logos nos próximos dias mensagens como: “Ellen, fiz o que falou, deu certo! Estou feliz! Obrigada!”
Por isso que estou aqui, entende? Para facilitar nosso (meu e seu) processo de transformação.
Então, agora é hora, tome nota desses 4 passos para meditação ativa, o que chamo de meditação para não pirar na vida:
- Identifique a situação que te desestabiliza – recomendo inclusive que liste essas situações.
- Quando estiver diante de uma delas, antes de responder ou reagir, apenas faça “1” respiração profunda.
- Lembre-se que você está no controle das suas ações.
- Pergunte-se: qual é a melhor coisa a fazer agora?
Acredite! Você já conhece esses 4 passos, só precisa ter clareza e praticar conscientemente mais essa gentileza pessoal.
E aí? Animou em colocar em prática essa dica? Depois você volta aqui e me conta?
Que possamos ter mais tempo para “pirar” em nossas ideias e sonhos!
Com amor,
Ellen
Idealizadora de @beboldup, mulher, estudando sobre rotina saudável e espiritualidade e aprendendo a ser mais feliz a cada dia!
Maravilhosa! Essa dica Veio em um momento oportuno pra mim, e vou testar! ?
Oi Minha Linda!! Ah que feliz em receber seu comentário! Você falou a palavra mágica, testar! Isso é gentileza, testar, conferir e absorver o que faz sentido a nossa rotina e estilo de vida! Depois volte me contar! Um beijo ?
Vou imprimir “Esses 4 passos” (que para mim nem eram uma meditação!):
1- Identifique a situação que te desestabiliza – Vou listar! Mas já sei de uma que está no topo da lista! (desestabilizo só de pensar ou imaginá-la!)
2- Quando estiver diante de uma delas, antes de responder ou reagir, apenas faça “1” respiração profunda.
3- Lembre-se que você está no controle das suas ações. (Quando reajo, nunca estou! Vou tentar NÃO reagir, respirar antes e pensar nesse passo 3!)
4- Pergunte-se: qual é a melhor coisa a fazer agora? – Perfeito! Com essa resposta, diminui a chance de fazer besteira por impulsividade!!!
Preciso muuuuito praticá-los!!!!
Muito obrigada!
Bjs, Raquel
Ah que linda! Escrever aqui com essa profundidade já mostra que a prática já está sendo realizada e esse é o segredo: aprender e praticar! Muito grata pelo carinho, comentário e presença certa por aqui! Feliz dia! Beijos, Ellen