A recomendação de O Café da Praia, foi um despertar de prazer na minha rotina, ganhou até playlist!
Desde que decidi empreender, foquei em tudo o que me ancora conhecimento. Li dezenas de livros e as minhas escolhas sempre foram (e são) sobre temas como rotina, hábitos, projetos, planejamento, neurociência, ciências naturais e espiritualidade. Confesso que a minha lista de desejos de livros da categoria romance, ficção e biografias ficou de lado. Mas então…
Na semana passada senti vontade de ler algo que me conectasse com uma personagem, uma história daquelas que levam ao pensamento:
“Vou ler só mais uma página… ai, como parar agora? Preciso saber o que acontece depois!”
Feito! Procurei pelas melhores avaliações e livros na lista de mais lidos, cheguei então em O Café da Praia, de Lucy Diamond.
Nas primeira páginas já me apaixonei, já tinha inclusive enviado a uma grande amiga a indicação com um sugestivo recado: “comecei e é bem você” – na tentativa de angariar uma companhia para discussões posteriores (sou destas – na verdade é o que estou fazendo com você agora também!rs).
Bom, me lembrei de todos as personagens que carreguei comigo, que senti falta ao terminar um livro. Mais que isso, resgatei em mim o prazer de ter algo motivando a terminar o trabalho, desligar o computador, tomar banho e pular na cama confortável com um chá e uma boa música.
Ah, falando em música, eu criei uma playlist para me acompanhar na leitura: me peguei imaginando o que eu escutaria se estivesse no Café da Praia na Cornualha – Reino Unido. Feito! Playlist criado com sucesso! Claro.. disponível aqui para você – essa recomendação está realmente ousada e completa!! Siga 😉
Voltando ao livro!
A personagem central se chama Evie Flynn, possui 2 irmãs. Evie se esforça para alcançar as expectativas familiares. Estudante tardia de pedagogia, tentou o teatro, fotografia (que decidiu ser um hobby) e por não “conseguir” se enquadrar no modelo sucesso-profissional-marido-filhos-casa-perfeita é intitulada como a ovelha negra da família.
Além disso, Evie não está feliz com sua vida, tem um emprego temporário com um chefe abusivo, fora as eternas comparações e piadas que recebe vindas de suas irmãs que a tiram do sério – o que “comprova” obviamente sua aptidão para ser a grande ovelha.
Insatisfação com a rotina. Já ouviu sobre?
Certo dia, uma notícia chega por um telefonema de sua mãe, sua tia querida Jo, morreu em um acidente. Um atestado foi deixado e com ele a segunda notícia: sua tia amada deixou o café da praia de Cornualha integralmente para Evie.
A história se desenrola ao redor da decisão de o que fazer.
Mudar para praia a 300km da cidade?
Tentar conciliar vida na cidade e gestão do café a distância?
Mas e o Matthew?
Ah sim, tem o Matthew, o namorado-marido, com um filho apaixonante do ex-casamento que claramente sugere nas entrelinhas que Evie venda o café. Hum, mas não foi bem isso que a tia Jo pediu a Envie na carta do testamento.
Pano de fundo: cidade praiana, zero experiência com cozinha, desafios para conquistar a vizinhança, funcionários pouco comprometidos herdados e um relacionamento na corda bamba.
A Evie vai dar conta?
Não vou entregar o final, mas te digo uma coisa: tem intriga, tem desejo, tem sonhos loucos, tem reencontro com histórias do passado e tem muito sobre permitir-se, mesmo que por um verão, sentir o que a vida tem para apresentar.
Considero 3 pontos altos da leitura: o re-encontro de Evie com o café praia onde passava férias, a descoberta do chef Ed e a noite em que a chuva torrencial abriu um buraco no telhado, bem no dia mais importante para Evie.
Já está claro que eu amei o livro. Meu Deus, eu fiz até playlist para lê-lo. Com certeza vou ler outros títulos da Lucy Diamond. Me diz? Volto contar para você??
Então, quando terminei a última página lendo vagarosamente evitando acabar, como se fosse a parte final do sorvete de cone com chocolate, eu escrevi nova mensagem para minha amiga, desta vez um ultimato: “Oieeee, acabei de ler e amei. Você precisa ler! Preciso comentar com alguém!”
E você, ficou com vontade de ler??
É claro que eu vou te ajudar com isso! Eu adicionei aqui uma provinha de leitura da Amazon, você já pode sentir o frescor de Cornualha Beach e conhecer a Evie!
Preciso deixar algumas perguntas aqui!!!
Vai continuar a ler?
Vai voltar e me contar nos comentários?
Vai escutar a playlist?
Essas são as minhas tentativas de manter a Evie a minha rotina!
Sério, ela me inspirou a resgatar coisas que amo fazer e deixei de lado… agora vou me preparar para retomar algumas coisinhas! Obrigada Evie e Lucy!
PS: leitura é uma pausa gentil de felicidade e companhia na rotina, se ainda não tem esse hábito, recomendo esse livro gracinha para iniciar sua viagem!
Com amor,
Ellen Camargo
Idealizadora de @bebold.sejaousada mulher apaixonada por praia, cafés e livros!

Vibe praia + café + livros!
Uma playlist inspirada na vibe da praia de Cornualha e o acolhedor café herdado de Evie Flynn de Lucy Diamond.
Eu amei essa resenha e já vou comprar o meu Café na praia 🤭🤭. Quando chegar o livro te marco. Bjos e obrigada por esse trechinho que despertou em mim o desejo de querer tomar café na praia. ❤️
Você vai amar tenho certeza. Combinado, me marque sim e volte para me contar! Boa leitura!! 💜=☕️👉🏖