Domingo combina com biscoitinho e chá? E se esse biscoito levar Alegria no nome? Ah então fechou, para o dia de Missão Domingo OFF cozinhar é uma excelente tarefa para ampliar a conexão pessoal!
Santa Hildegarda de Bingen, uma grata surpresa!
Descobri a Santa Hildegarda de Bingen quando pesquisa sobre receitas naturais. Já gostei dessa Santinha, quando fui pesquisar mais a fundo entendi que ela deixou um legado imenso sobre Medicina Natural, utilização de pedras e cristais na cura de doenças, recomendações de tratamentos, uma porção de composições musicais e até mandalas pintadas! Foi uma conexão instantânea que merece um outro post.
Por hoje, vamos nos concentrar nesta receitinha que amei fazer e conhecer essa explosão de sabores em equilíbrio.
Biscoito da Alegria de Santa Hildegarda de Bingen!
O Biscoito da Alegria é uma receita dos anos 1.100, ou seja, sabedoria literalmente natural e que tomei conhecimento pelos estudos sobre Santa Hildegarda de Bingen, conhecida como doutora da Igreja Católica, médica informal que deixou um amplo legado para medicina natural, o que me encanta como você já desconfia!
Os Biscoitinhos da Alegria ou para os Nervos, como também li nas receitas, é recomendado pelo seu mix de especiarias que ativam os sentidos, e assim como muito semelhante aos ensinamentos da Medicina Ayurvédica, o uso das especiarias está associado ao bom funcionamento da digestão.
Biscoitos em teste na minha rotina, com moderação!
Santa Hildegarda recomenda a ingestão de 3 até 5 biscoitinhos diariamente, isso porque realmente leva muitos condimentos na receita. Somando a minha experiência com os ensinamentos da Medicina Ayurvédica, já conferi que os condimentos no meu organismo realmente aceleram o meu metabolismo e me deixam mais espertinha.
Então, venho testando os biscoitinhos de 2 maneiras:
1- Logo cedo antes da prática de yoga.
Eu realmente acordo com muita fome e passo mal se faço qualquer prática de estômago vazio, desde pequena. Então, apesar da prática de yoga requerer o jejum, eu uso 1 biscoito ou 1 tâmara para me dar energia. Funcionou! 2 biscoitos foram muito!
2- Biscoitinho com chá quente.
Sou muito friorenta, e nesse inverno eu gosto de estar aquecida internamente. Comer o biscoitinho com chá a tarde quando a energia já começa cair me ajudou a “regular os humores” como Santa Hildegarda diz.
Como sempre, o aprendizado é sempre sobre a escolha consciente!
Vale sempre lembrar que:
• É importante comer o biscoitinho com moderação, já que somado a ingestão de temperos nas outras refeições pode ser prejudicial.
• Essas anotações funcionaram para mim, é preciso testar aí na sua dieta e condições.
Um detalhe adicional é que a Santa de Bingen recomenda o uso da Farinha de Espelta, um grão bem nutritivo porém que não é muito comum na nossa culinária. Felizmente eu descobri o Hermann lá no @santahildegardabr que comercializa de forma fair esse e outros ingredientes e me deu um atendimento muito gentil.
Caderno de receita na mão??
Quero te contar que esses biscoitos da foto eu fiz testando a receita lá do blog Santa Hildergada BR, no livro Medicina de Santa Hildegarda você encontrará com o nome de Biscoitos para os Nervos.
INGREDIENTES
- 400g de farinha Espelta
- 250g de manteiga
- 150g de açúcar (de cana) mascavo
- 200g de amêndoas doces em pó
- 20g de canela em pó
- 20g de noz moscada em pó
- 10g de cravo-da-Índia em pó
- 2 ovos
- uma pitada de sal
- água, caso a massa fique muito compacta
MODO DE PREPARO
Coloque a farinha num recipiente largo e em seguida, acrescente a manteiga derretida, o açúcar, as amêndoas em pó, os ovos, uma leve pitada de sal e as especiarias.
Misture tudo até formar uma massa homogênea e deixe na geladeira por 30 minutos.
Passado este tempo, retire a massa da geladeira, sove-a por alguns minutos e abra-a com a ajuda de um rolo numa espessura de mais ou menos 2-3 cm.
Com uma faca ou pequenas forminhas, corte a massa na forma de pequenos biscoitos e coloque-os numa forma para assar, sobre um papel manteiga próprio para uso alimentar.
Deixe-os cozinhar entre 15 à 20 minutos à 160-180°C.
Retire do forno, deixe-os esfriar e guarde-os em lugar fresco.
Receita boa é q que rende papo na mesa!
E bem por isso, vou querer saber como foi a sua experiência com os biscoitinhos, claro! Depois me conte como ficaram seus biscoitinhos. Ok? OK?
Com amor,
Ellen Camargo
Idealizadora de @beboldup, mulher, estudando sobre rotina saudável e espiritualidade e aprendendo a ser mais feliz a cada dia!