Eu não sei você, mas eu não tenho problema algum em dizer que eu faço sim meu ritual de final de ano.
Especialmente neste ano, quando finalizamos um ciclo de tantos desafios, estou realmente colocando mais energia no meu ritual de final de ano. Eu quero trocar de ciclo e de ano com a minha Fé e Esperanças mega fortalecidas e renovadas.
Vale considerar que na nossa sociedade os rituais são considerados como “portais” para as trocas de ciclos, como: idade e suas festas de aniversário, estado cível com as celebrações religiosas e públicas e até formação acadêmica com as formaturas e recebimentos de canudos atestando uma nova fase de vida.
Bem por isso, que os rituais também são conhecidos como ritos de passagem.
Nós sabemos, através dos registros históricos, que na antiguidade os rituais eram muito conectados a religiosidade e aqui entendemos porque às vezes ainda percebemos alguns pré-conceitos com o assunto.
Ritual é liberdade e não julgamento!
Na verdade eu penso que cada um tem total liberdade para fazer essa escolha de acreditar, praticar e até compartilhar. Seja qual for a sua decisão é importante que quando realizado, qualquer ritual, você o faça de coração e com intenções “limpas”, ou seja, sempre para o bem.
E obviamente ter a consciência do não julgamento a quem faz seus rituais.
Meu ritual de final de ano na verdade é até bem simples. Alguns dos meus rituais fazem parte da tradição da minha família e outros fui incorporando ao longo da minha trajetória dentro do que faz sentido a mim.
Então vamos ao meu ritual de final de ano!
Claro, claro, eu vou compartilhar aqui com você, mas lembre-se que você tem total liberdade de fazer sua avaliação dentro da sua crença e estilo de vida, ok? Ok?
Rituais pré-virada!
Casa limpa e sem lixo!
Dias 24 e 31 são dias de arrumação e carinho com a minha casa.
Não saio de casa sem deixar a casa limpa, arrumadinha e sem nadinha fora do lugar.
Aguo as plantas, arrumo as almofadas, me despeço da minha casa e desejo que possa ser nosso lugar de proteção, alegrias e segurança por mais um ano.
Agradeço muito e ao sair eu tiro de dentro de casa qualquer lixinho que possa ter se acumulado no pós arrumação: lixeira do banheiro, aquele papelzinho que fica em um cantinho, lixeira da área de serviço. Tudo!
Sonhos alinhados no meu mural!
Não é uma regra, mas eu acredito na potência das fases da lua e assim eu idealizo e preparo meu novo mural dos sonhos para o ano seguinte na última lua nova do ano atual.
Gosto de já ter sentindo meus compromissos pessoais para poder mentalmente ativá-los na virada. Tem funcionado!!
★ Veja como fazer seu mural dos sonhos clicando aqui!
Roupitchas…claro!
Eu escolho o look de acordo com o que quero viver no ano, como se fosse um “deguste”.
Geralmente avalio a cor da roupa em alinhamento ao meu principal objetivo do ano. Sempre roupas claras… e se possível uma peça nova para representar a renovação e autovalorização. Quem não ama a sensação de vestir pela primeira vez uma peça escolhida?!
Virada modo on!
Lentilha garantida no menu!
Essa é uma tradição na família de muitos anos, em toda as minhas lembranças vejo a lentilha na mesa.
A lentilha apresenta fartura e prosperidade. No meu ritual, eu coloco a lentilha sozinha no prato e como com o pensamento firme nos meus propósitos pessoais.
Ah! Ainda neste tema ‘culinário”, na ceia da virada não entra no cardápio nenhum carne de animal que cisque para trás – não queremos andar para trás certo?!
Centramento minutos antes da virada!
Essa talvez seja surpresa até para minha família, pois faço esse centramento muito discretamente. Me recolho, em um cantinho sozinha (vale até banheiro!) e faço minha mentalização e oração em silêncio.
A intenção deste momento é deixar o coração quentinho e vibrando amor para a contagem regressiva. Ufa que vibra, viu?
Agradecimento aos céus!
Após a meia noite, depois da ceia, quando a madrugada avança e o silêncio domina a cena, eu gosto de olhar para o céu e procurando as estrelas sempre me lembro que elas são luzes do passado que ainda podemos ver. Hora e agradecer o Tempo por me permitir viver cada precioso momento!
Chega de festa!
Decoração Off!
Desmonto meus enfeites de natal no dia 06 de janeiro, Dia de Reis.
E essa é uma tradição herdada da minha Mãe, é claro que obedeço!rs
Guardo tudo com muito carinho já aproveitando para dispensar alguma decoração que tenha se deteriorado.
Confesso que nesse dia, acho que a casa fica meio “branca”… mas já logo procuro reorganizar as coisas e amar novamente os cantinhos minimalistas.
★ Curiosidade: Foi em 6 de janeiro que Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos guiados pela estrela. Conforme os textos sagrados, nesta mesma data, anos depois, Jesus foi batizado por João Batista, tal dia representa a passagem de Jesus como pregador e salvador. Desta forma já é momento de preparar religiosamente o tempo: a Páscoa, em celebração a Salvação cristã.
Agora sim! Meu ritual de final de ano compartilhado com sucesso!
Mas vou finalizar este texto com uma advertência!
O que vale de verdade para esse ritual de final de ano é que você crie a “atmosfera” do ano que você quer viver: esteja em um lugar que te faz bem e com pessoas que te querem tão bem quanto você as quer!
O amor é sempre resposta e que ele seja sempre nosso principal ritual!
Quero te ouvir! Me conte nos comentários se você faz algo igual ou parecido. Se fizer um ritual de final de ano totalmente diferente compartilhe também, quero aprender coisitas novas! Esperando! ♥︎
Com amor,
Ellen Camargo
Idealizadora de @beboldup, especialista em planejamento e rotina que acredita que é possível construir uma #vidacomsignificado e gentil!