Vamos lá, quem nunca resolveu dar um basta e começar uma faxina geral na vida?
Eu sei como é, escolhe a academia, decide entrar na dieta, muda os horários em casa, agenda médicos e cansa, desiste, talvez até fique com a sensação de fracasso.
Mas então, como começar de forma mais assertiva? Basta que você escolha um mini-hábito por vez, e assim decida acolher sua transformação e acima de tudo respeitar o seu tempo.
Acredite, um mini-hábito transforma a vida, sim!
Um mini-hábito é um ato de amor próprio.
Imagine que durante anos você veio sustentando alguns hábitos e que todos os dias seu organismo espera essas doses de ação, nada mais justo que uma alteração seja feita de forma a honrar esse esforço, concorda?
Esse é o princípio de eu ter investido nos mini-hábitos, na minha vida e nos meus atendimentos, com o objetivo único de respeitar o meu (o seu) ritmo.
Um mini-hábito é uma tarefa simples, mas que implementada de forma consistente promove grandes transformações em sua rotina. Quando a escolha de mini-hábito acontece a ideia ”cuidar” deste novo hábito por 30 dias. Imagine só, se por 30 dias você gentilmente conseguir fazer escolhas melhores? Uau… mudanças a vista!
Alguns exemplos de mini-hábitos possíveis e gentis:
- Acordar no primeiro toque do celular, todos os dias sem função soneca.
- Decidir tirar um item “não saudável” da alimentação: açúcar, refrigerante, fast-food, fritura, industrializados.
- Dormir todos os dias por 8 horas.
- Desligar as telas a partir das 21h.
- Tomar água de hora em hora.
- Acordar 15 minutos mais cedo para meditar.
- Caminhar por 20 minutos.• Ler por 10 minutos.
- Usar as escadas em substituição a elevador.
- Escrever sua lista de agradecimentos ao final do dia.
Percebe que qualquer um que seja de sua escolha já pode ser iniciado agora?
Acolher sua transformação muda tudo!
Transformações são processos! Preciso que considere isso para “ajustar” sua ansiedade.É claro que o que queremos quando décimos mudar é algo é ver resultado rápido. Quem nunca malhou um dia na academia e testou uma roupa antiga? E está tudo bem!
Acolha a sua ansiedade, bata um papo com ela!Investigue o real motivo pelo qual quer transformar algo. No exemplo acima talvez frequentar a academia seja só a ponta do iceberg de uma vontade genuína de elevar a auto-estima, criar uma rotina saudável.Percebe como trazer clareza para esse acolhimento muda todo um entendimento deste momento de transformação?
Meu ritmo faço eu!
Ah! Se você me segue, já sabe que essa é uma frase que uso com recorrência: “meu ritmo faço eu!”. Eu aprendi que podia ser assim justamente quando decidi dar um basta no controle “externo” sobre a minha agenda e tempo – de novo estamos falando sobre uma jornada em construção, mas deu certo!
Mas claro, conduzir meu próprio ritmo não significa viver de lentidão! Significa que posso escolher os momentos onde consigo fazer minhas pausas e decidir os momentos onde eu vou ligar o turbo e esgotar minha agenda em busca de um objetivo que valha a pena.
Ditar o ritmo é importantíssimo em uma jornada de transformação. Saber que possivelmente em um momento inicial haverá investimento de energia extra, que a atenção nestes dias deverá ser ainda mais acolhedora.
Quadro, caneta e ✔️!
Se eu te perguntar como foi seu dia ontem, se você estudo algo, prontamente você me responderá, certo?
E se eu te perguntar se há 20 dias atrás foi um dia em que você estudou algo? Você saberá me responder? Então, por isso, o controle visual é mega importante para apoiar a construção de um mini-hábito.
Controlar visualmente todos os dias que você teve sucesso e ainda poder avaliar o que houve naquele dia que não rolou… ahhhh demais.
Você pode fazer isso em um pedaço de papel, caderno ou usar o nosso MINI-KIT BE BOLD (gratuito e disponível para você aqui), escolha uma ferramenta que você posso olhar e acompanhar sua transformação acontecendo.
Por hoje é isso meu ? !
Sigo aqui desejando que você acolha sua transformação de forma gentil e amorosa, que possa curtir a sua transformação e claro, que venha me contar com tem sido sua jornada!
Com amor,
Ellen Rê Camargo
Idealizadora de @beboldup, mulher, estudando sobre rotina saudável e espiritualidade e aprendendo a ser mais feliz a cada dia!
Anotados!!! Vamos colocar em prática ??
Ah isso mesmo! Aprendizado ‘aprendido’ é aprendizado praticado! Arrase!!