A yoga ganhou um papel bem importante na minha vida, mais que uma prática esportiva, agora é meu estilo de vida!
E quando falo estilo de vida, não estou me referindo a roupas descoladas, pulseiras e japamalas! Estou me referindo a um estilo de vida mais amplo e completo, que olha para dentro e não só para fora! Que respeita o tempo mas busca o espaço vazio entre os tempos!
O estilo de vida yoga é muito mais complexo do que as posturas encantadoras que vemos em fotos por aí, na verdade a prática física que chegou forte aqui no ocidente, é um pilar da Yoga!
Yoga em sânscrito que dizer “união” da “alma” com “espírito” através da “meditação”! E nos livros sagrados é possível verificar que a Yoga acontece em 8 etapas: conduta moral, observância religiosa, posturas corporais, controle das energia vital, interiorização, concentração, meditação e por fim a união com Deus…. lindo né?
No meu caso, a yoga entrou na minha vida ha muitos anos. Já pratiquei em escola, sozinha, com tutorial online, livro, tinha até um DVD que levava para minhas viagens de trabalho… nem que fosse um alongamento e uma sequencia de saudação ao sol, eu sempre estive por aí contemplando a prática. Mas de alguma forma, com tantos ajustes que fiz na minha rotina e vida, e após um período em que meu corpo pediu “recolhimento” senti novamente o desejo de voltar a ser uma praticante assídua e isso veio como um pedido do meu corpo para despertar. ☀️
Yoga voltou para minha vida! Que bom! No tempo certo! ??
No decorrer do fechamento de 2019, eu já estava nessa “missão” de buscar a prática diária! E como gosto de desafios planejados, decidi que o mês de janeiro seria ideal para eu mergulhar nisso!
Meu objetivo para o primeiro mês de 2020 então, onde a rotina estava mais tranquila, quando podia conciliar bem as férias do filhote, com as minhas e os projetos contínuos que tenho (como meu amado @beboldup), era praticar yoga 6 dias por semana sendo 3 destes dias no estúdio e 3 em casa.
Como o universo conspira lindamente, tive a oportunidade de ter a frequência para prática liberada em Janeiro no estúdio que frequento! Tudo o que eu precisa, certo? O que rendeu menos registros fotográficos (porque lá a coisa é séria e concentrada!) mas abriu oportunidades para eu me permitir testar novas modalidades de Yoga, para eu ter um acompanhamento e incentivo profissional e para eu poder compartilhar meus aprendizados! O que foi incrível!! ♥︎
Resultado: mês de janeiro finalizado e com ele também “entreguei” a minha primeira meta oficial do ano ✅.
Dos 31 dias de janeiro contabilizei 29 dias de prática – meta superada!??
E vale ressaltar que em 2 dias onde a programando era para day off, senti a necessidade de praticar, então abri meu tapete e fiz!
Foi tão lindo e prazeroso! Vencer essa “meta pesoal” foi muito especial! Pude investir no desenvolvimento da minha consciência física mas também navegar pela minha mente e coração.
Não rolou cansaço, ou aquele pensamento de vou pular hoje! Sentia de verdade que a cada aula eu conseguia me conectar ainda mais comigo, meus sentimentos, minha verdade!
E, como você já deve ter percebido, eu amo escrever e vejo oportunidade para dedilhar meu computador sobre todos os assuntos que vivencio sempre, entonces, em paralelo a esse desafio, comecei a registrar no meu instagram pessoal (@ellenrecamargo) meus sentimentos e aprendizados durante essa jornada, que destaco lá como meu #yogajournal.
Resolvi trazer tudo isso aqui para o BLOG esse registro e compartilhar com você que me segue aqui os meus aprendizados!
Minha intensão não é te influenciar a entrar para uma escola de yoga (o poderia ser muito legal!), mas te mostrar que quando escutamos o que nosso corpo pede e ouvimos os caminhos do coração a nossa saúde agradece e a transformação acontece!
Os principais aprendizados que a YOGA me trouxe são:
• Quanto mais prático mais percebo que sou uma aprendiz – tenho muito a aprender!
• Adoro praticar sozinha no meu tempo e concentração, mas adorei a rotina da prática coletiva – o som do ? em coro é energizante, aterrizante e ao mesmo tempo inspirador.
• Abrir para espaço para o novo é demais!
Minha modalidade preferida é a Hatha Yoga, mas descobri que pode ser bem divertido entrar no flow da Vinyasa. Ainda fiz aulas de alinhamento de asanas (posturas) do Hatha que me colocaram no devido lugar – a de observadora dos meus limites!
• Respeitar sempre seus limites!
Essa lição eu já tinha visto, mas quando fazemos prática em grupo nosso EU competidor sempre tem a tendência a observar o entorno para fazer uma rápida classificação “estou melhor/pior” que o amiguinho…então respeitar seu tempo e limites é lição diária.
Benefícios que meu corpo percebeu:
• Qualidade do sono melhorada em 60%!
Mesmo com algumas preocupações no período (sempre teremos) percebi claramente alteração do meu padrão de sono (uma benção, pois ha bem pouco tempo estava com alguma insônias recorrentes).
• Sensação de “dobradiças” engraxadas!rs
Estranho ler mais é assim que consigo descrever. Sinto mais facilidade para escorregar (mesmo milimetricamente) nas posturas e uma maior flexibilidade dos membros, especialmente inferiores (pernocas trabalhando muito!) e rotação de quadril.
• Limites físicos se expandiram com certeza.
Mas o ganho maior eu senti na abertura de peito (entenda como a distância ombro a ombro) – exercício diário de abrir o coração (e é difícil, passei uma vida em postura de defesa ao externo – mas estou conseguindo).
• Aumento de concentração e controle emocional – incrível!
Quando mais dedicação ao EU interior (meditação) mais autoconhecimento, maior controle.
• Força de braço – é claro que aqui existe uma dedicação especial e específica minha em busca da parada de mão (minha meta de 2020), mas estou bem mais segura com alguns movimentos e posturas que necessitam com suporte dos braços e ante-braços.
Tudo bem, o desafio acabou e agora o que esperar?
É verdade, janeiro acabou mas perseguirei meu caso de amor de verão com meu tapete (que chamo carinhosamente de meu “crush“) enquanto puder e fizer sentido!
É claro que com os compromissos sendo retomados é necessário ainda mais disciplina. Mas me comprometi comigo mesma! Seguirei firme na intenção de “ajeitar” minha casinha!
Nunca a frase “meu corpo, meu templo” foi tão perfeita na minha vida. E se meu corpo é meu templo, meu coração é meu “altar” e nele me colocarei em posição de prece todos os dias! ??
Meu recado de hoje para você nesse textão é: descubra algo que te faca bem, que te faça sorrir! Planeje-se para inserir essa “descoberta” em sua rotina! Abra caminho para esse carinho com você mesmo(a) e perceba que haverá uma transformação no qualidade dos seus dias!
Um beijo, Namastê!
Ellen Rê Camargo
Idealizadora de BE BOLD, especialista em planejamento e praticante de yoga!
Antes da fotos (logo abaixo) alguns agradecimentos finais:
❥ Estudio Satya, uma grata surpresa na minha rotina! Obrigada! ??
❥ Amigos queridos que me seguem no IG ou FB, obrigada pelo incentivo, pelos pedidos por mais fotos das práticas ou por dicas – cada mensagem recebida me incentivou a ficar uns segundinhos a mais em cada postura e me preencheu de uma responsabilidade por compartilhar minha jornada. Obrigada! ??
❥ Família, vocês são demais e estão equilibrados comigo nas posturas!