Planejamento de Vida

Por que mantemos em segredo o que nos fere?

esconder medo

Quando temos um problema a primeira coisa que pensamos é que podemos resolve-lo sozinhos, e aí mantemos em segredo o que nos fere!

Porém, na sequência disso, quando percebemos que sozinhos não conseguimos “administrar” passamos a esconder esse problema de nós mesmos, passamos a fingir que ele não existe.

E então quando evitamos encarar  a situação de frente esse problema cresce. E cresce a ponto de não ser mais possível ignorá-lo. 
Ainda assim insistimos em não pedir ajuda, basicamente por não querermos expor que não somos perfeitos. Fazemos tudo isso para não demonstrarmos nossas fraquezas e isso porque temos medo que alguém as use para nos manipular.

Comigo não foi diferente! E hoje decidi te contar sobre isso!

Por 4 anos tentei superar a rispidez gelada de um relacionamento de poder por subordinação porque as pessoas me diziam que representava crescimento, que fazia parte do “game” ou porque para crescer é preciso sofrer pois a recompensa vem lá frente…levante a mão se você nunca escutou algo assim.

Tentei várias estratégias, desde administrar e ignorar o problema a tentar conversar – o que resultava em uma conversa que sempre distorcia a situação – a ponto de eu realmente quase me convercer que eu estava agindo de forma errada.

E quer saber? Eu estava mesmo agindo de forma equivocada!
Na tentativa de me enquadrar a “ajustar as velas conforme o barco pedia e não como o mar demandava” me afastei de mim mesma. Esse foi meu maior erro! Tentar ser quem eu não era!

Sabe quando eu percebi tudo isso? Quando não foi mais possível ignorar o problema: insônia, falta de apetite, cansaço extremo, desânimo, dor de estômago, dor de cabeça, 1 ano e meio de tratamento da coluna e ainda assim pensava que podia “suportar”.

Meu Deus, olhando para trás como era possível que aquela rotina de falta de bem-estar não significasse para mim uma luz vermelha piscante?

Ainda bem que sempre há um anjo enviado pelo universo para te ‘soprar” uma reflexão, e no meu caso, esse anjo, uma amiga muito querida me confessou algo que havia passado cerca de um ano antes para ilustrar que aquele “problema” não era uma exclusividade minha. Eu não percebi 100% dos fatos (afinal estava envolvida literalmente até o estômago naquilo tudo), mas me deixou um “desconforto reflexivo”.

Pois bem, pouco tempo depois resolvi pegar 1 semana de férias (1 semana, ok? Ou seja, 5 dias úteis, considerando o final de semana), mas desta vez faria algo ousado: considerando que férias são férias, não ia olhar emails, responder a mensagens de texto só com aquela perguntinha… um tempo de qualidade para mim e minha família.

Foi então que de frente a praia (lugar sagrado que amo) percebi que não tinha recordação de ter ida a praia sem sair da água para checar o celular, também não me lembrava mais quando tinha sido minha última meditação (prática que guardo em meu coração)… nossa tem algo de errado. Foi ali, em julho de 2018, que decidi tirar as camadas de “é assim mesmo”, “é desta forma que funciona”, “você precisa melhorar nisso para se enquadrar” e re-descobrir quem eu era de verdade agora.

Quando expomos o que nos fere a vida muda!

De lá para cá, nossa uma jornada linda de crescimento! Que olho e sinto orgulho de o quanto ousada eu fui para romper com os padrões impostos!
Foram 8 meses de construção e amadurecimento até o passo final (ou inicial para mim, graças a Deus) que mudaram 100% minha vida, rotina, planos pessoais e me fizeram tirar do baú os meus sonhos genuínos e esquecidos.

Doeu, sofri, emagreci 5 quilos, pedi ajuda, expus o problema, recebi risadas de repreensão (ou talvez de inveja), ganhei muito carinho, me recolhi, me reinventei…mas hoje eu agradeço todos os dias por ter tido esse “problema”!

Hoje vejo que esse problema era a “oportunidade” da minha vida me chamando.

Sabe por que estou escrevendo tudo isso?

Porque hoje meu sorriso largo nas fotos, meus textos e livros cheios de pitadas motivacional para empurrar as pessoas em busca de seus sonhos, minha jornada de priorização dos meus sentimentos não expõem essa história angustiante que literalmente me lançou na busca de ser uma pessoa melhor.

Estou abrindo meu coração e te contando tudo isso, porque se você aí vive algo parecido, sente no corpo que há algo errado, que te angustia ou tira seu brilho…não demore a encarar de frente e resolver. Você não imagina o quanto de felicidade, orgulho e conquistas existem depois da sua decisão ousada de mudar o que não lhe faz sentido!

Você não imagina o quanto compensador é olhar para trás e ver que um problema era o início de um caminho feliz! (olha a minha foto de antes e depois ao final deste texto, minha expressão diz muito sobre tudo o que te falei!)

Medo de expor uma fraqueza? Tive muito.
Mas depois percebi que eu não estava expondo uma fraqueza!
Estava expondo uma situação difícil, que não estava em mim, mas que era eu quem precisa buscar uma solução, chamar a responsabilidade através da minha decisão.

A manipulação de poder por uma “fraqueza” só pode acontecer quando você, por não determinar seus limites saudáveis, permite que o outro decida como uma usar a sua possível limitação. Ao seu favor te desenvolvendo, apoiando e sinalizando caminhos ou expondo e usando a limitação para diminuir ainda mais seu espaço de atuação! Pense sobre isso!

Então comece já, não precisa muito! Você só precisa de dizer agora um “SIM VERDADEIRO E SINCERO” para você!

DICAS: Não sabe por onde começar?
◦ Neste BLOG, que nasceu quando decidi que ia em busca dos meus sonhos, você tem uma porção de textos, dicas e passo-a-passos para te apoiar.
◦ Você também tem a mim, que entendo perfeitamente os medos que surgem nesse processo. Me escreva!
◦ Se você está neste BLOG, dentro do seu coração existe amor, que somado com o seu SIM, te colocará em lugares nunca antes pensados. Eu acredito que você pode!

Vá, seus sonhos estão te esperando!
Com amor,
Ellen Rê Camargo

Idealizadora de @beboldup, Especialista em Planejamento Pessoal e Rotinas, Sonhadora Master e Feliz!

Related Posts

4 thoughts on “Por que mantemos em segredo o que nos fere?

  1. Michelle Catarina Cerqueira disse:

    Tenho orgulho da sua capacidade de fazer a tal limonada!
    Hoje é só adoçar e brindar a vida! <3
    Parabéns! Parabéns!

    1. BeBold disse:

      Ah, eu fico imensamente feliz por ter você aqui comigo, junto na caminhada de tomar essa limonada bem docinha!!!Obrigada!❤️??

  2. Carla Adriana Santos disse:

    Obrigada por esse texto espetacular ?

    1. BeBold disse:

      Oi Carla, eu que agradeço seu tempo e carinho em me escrever! Juntas somos mais fortes! Um beijo e ótima semana!
      Com ❤️, Ellen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *